domingo, 7 de setembro de 2014

J.-P. Caron & Sanannda Acácia - 8³


Foto por Valério Fiel da Costa
Conheci Sanannda Acácia enquanto ela tocava/performavano projeto Corpo Código Aberto (https://www.youtube.com/watch?v=--FSyYyj3ns) em Julho de 2013 no festival Perturbe. Desde o nosso encontro inicial pensamos em fazer algo juntos. O uso das linhas suspensas pelo espaço como uma teia que acolhe e constrange o público me impressionou. Foi daí que surgiu a idéia da performance de 8³ que realizamos em João Pessoa, durante o XI Encun no ano passado.
8³ é a versão estendida de 8² (http://sinewave.com.br/2014/05/j-p-caron-st-2014/), que, por sua vez, é a versão estendida de 8 minutos para GiacintoScelsi, que, por sua vez, nada mais é do que instruções para a realização de um som contínuo que vai se modificando timbrística e frequencialmente em espaços bem reduzidos. Me interessava a expansão temporal desse espaço reduzido.
Foto por Valério Fiel da Costa
A performance de João Pessoa foi realizada em uma capela localizada no interior da UFPB (agradecemos a Valério Fiel da Costa pelo trabalho incansável em prol da performance).  A relação com a iconografia sacra, sua elevação e eventual profanação, é um dos temas do trabalho da Sanannda. Um altar vazio indicava o entronamento do espaço. Este era amplo e o tempo foi longo.
Depois fizemos novamente a instalação das teias com a versão reduzida (8²). A obra nunca teve um conceito, mas depois do fato pensei em como as linhas não são figura- são sim uma espécie de moldura para o espaço (o vazio e o público). E em como a música também não é centro- é uma moldura delimitando um tempo determinado pela duração da peça- cerca de 8 horas e 32 minutos. Moldura mútua, acolhimento mútuo de espaço e tempo.


Um vazio dentro de outro dentro de outro dentro de outro...

J.-P. Caron
  

Foto por Sanannda

Foto por Sanannda

J.-P. Caron - 8³ 


01 - 8³ (01)
02 - 8³ (02)
03 - 8³ (03)
04 - 8³ (04)
05 - 8³ (05)
06 - 8³ (06)
07 - 8³ (07)
08 - 8³ (08)
09 - 8³ (09)
10 - 8³ (10)
11 - 8³ (11)

Download


Nenhum comentário:

Postar um comentário